domingo, 23 de marzo de 2008

Mensaje de Pascua, por Myrna


Amigos,

Neste domingo festejamos a Páscoa. Uma data religiosa para os cristãos que lembram com emoção a ressurreição do Cristo. Para outros é uma data para festejar a reunião em família. A renovação de laços de amizade. A alegria de compartilhar uma mesa onde o ritual é o peixe e o chocolate. Para as crianças é o Coelhinho e uma cesta de ovinhos e guloseimas.
Mas a Páscoa é todo isto. E ainda um momento de reflexão sobre nossa religiosidade, seja ela qual for.
É a eterna pergunta que nos fazermos todos em determinado momento de nossas vidas: Existe vida após a morte?
O cristianismo, assim como tantas outras religiões, afirma que sim. Nossa vida é na verdade uma passagem.
E que passagem meus amigos!
Por isso, me emociona contar nessa passagem com aqueles que fazem à diferença: Os amigos do peito.
Aqueles amigos que estejam onde for nos sabemos que contaremos com eles ao nosso lado.
Para nos dar um afago na hora certa. Um conselho oportuno. Uma sensação de que nunca estaremos sós na vida.
E como eu preço esses amigos que fizeram e fazem a minha vida tão mais preciosa. Tão mais leve.
Em momentos de dor. De perda. De dúvida. De desespero. Lá estavam eles ao nosso lado.
Nos momentos de alegria. De esperança. De conquistas. Lá também estavam eles.
Os amigos são a nossa reserva afetiva e existencial de maior valor.
E até dentro de nossa própria família temos tantos amigos do peito não é?
Eu tenho grandes amigos.
E agradeço aos céus e a vida por isso.
Tenho amigas de mais de 85 anos... que gosto de conservar.
Alegra-me e me estimula ver essas minhas amigas... (e não são poucas..) de mais de 80 anos que conservam o brilho no olhar quando falam de sua vida e dos sonhos que ainda tem para fazer.
Tenho uma mãe com 83 anos que inspirada pela arte da pintura... faz a sua arte todo o dia.
E vai distribuído sua cor... suas flores ... seu talento sem limites.
E ainda vai a aula para melhorar sua arte...
Tenho uma outra amiga, que tinha um sonho de fazer um recital de piano para os seus amigos no palco do Centro Cultural. Ficou horas e horas no piano se preparando para poder cumprir um dia com esse sonho...
E conseguiu e eu a ajudei como pude a tornar realidade esse seu sonho que passou a ser também meu, de seus filhos e amigos.
Tenho outra amiga, que nesta semana nos deu um susto... Seu coração deu sinal de alerta...
Ela é cheia de vida.. eu a chamo de “minha amiga mais moça” e passou dos 80 também.. Ela com os seus 80 é muito jovem de tantas pessoas que conheco.. eu curto muito tomar um chá com ela no pátio de sua casa que tem uma grama bem cuidada, flores, pássaros e arvores.
E o melhor é o seu papo cheio de vida. Ela aprendeu a dominar a internet para se comunicar com seus netos que estão longe... E trocamos mensagens inspiradas pela Rede Mundial de Computadores.
Não é uma maravilha!?
E melhor ainda é saber que essa amiga... com a ajuda da ciência acertou o passo do seu coração e já esta fazendo novos planos para a sua vida.
Estamos chegando à Páscoa e é para os amigos que quero dedicar este programa.
E sei que cada um de vocês tem também esse patrimônio afetivo que são os seus Amigos.
E eu vou pedir emprestada a poesia do Vinicius para dizer com ele:

“Um amigo não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimento, basta ter coração”.
...Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir.
Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo.
Deve guardar segredo sem se sacrificar.
Não é preciso que seja puro nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar.
...Precisa-se de um amigo para não enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios, dos sonhos e da realidade...
Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um Amigo!
Feliz Páscoa a todos.
Hoje é esta a minha Opinião!
Boa Tarde.
Myrna Proença / sexta feira de Páscoa 2008

No hay comentarios: